A importância da ficção na sua vida

Browse By

“Algumas pessoas precisam de fantasia, para sobreviver à realidade.”

Esse é um pensamento que me ocorreu esse ano e hoje uso essa frase como descrição rápida sobre mim sempre que preciso. Se pesquisarmos rapidamente o conceito de ficção recebemos o seguinte do Google:

Se pesquisarmos também sobre a história da ficção veremos filósofos e estudiosos da literatura tentando entender o limite entre a realidade e esse imaginário. Imagino a necessidade por essa resposta. A ficção sempre esteve conosco. Dos povos primitivos aos seus posteriores, as noites de rituais e cerimônias, eram preenchidas contadas para encantar, entreter, envolver. A vontade de se representar “o outro” também. A história do teatro, drama, literatura, todas estão intimamente interligadas e por mais que não se desse o nome na época a ficção definia todas essas artes. Sendo a representação no teatro, ao meu ver, a máxima dessa ficção nas nossas vidas, deixamos de ser ouvintes e então participamos, somos definitivamente aquela fantasia.

Decidi trazer essa discussão aqui, pois é nítido que devido a massiva indústria do entretenimento do nosso século, essa relevância da ficção não é percebida. Estamos sempre assistindo, ouvindo, lendo ficção, seja na novela das 8 a rápida crônica no fim daquela revista que está na sala de espera do dentista. Nossas referências estão em desenhos da nossa infância, filmes que amamos e livros que nos cativaram, mas há um certo receio em afirmar que passamos tempo consumindo essas coisas.

Porque parece que quando estamos consumindo ficção, estamos perdendo tempo. Salvo o hábito de ler, que é algo elitizado e impressiona as pessoas de forma positiva. Mas se você diz que passou a tarde vendo uma série, você é visto como preguiçoso. Se você diz que ama novelas você nem é mais convidado para rodinhas de conversas. Claro que em grupos diferentes essas reações mudam, mas no geral, ninguém enxerga a importância da ficção em nossas vidas.

Ela nos molda. Nos dá referências, como já disse. Nos torna empáticos e nos proporciona a mais deliciosa das fugas da realidade: aquela que nos leva realmente para o outro lado do mundo, ou outro mundo, sem precisarmos levantar do sofá (olha só a conexão com o nome Maratona de Sofá :p). Nós temos um grupo no Facebook em que batemos papo sobre essas coisas e a descrição do projeto era “nós levantamos a bandeira dos desocupados”, porque se é assim que os consumidores assíduos de ficção são vistos, não tem problema, provavelmente associaremos isso com alguma distopia e as teorias da conspiração irão abafar qualquer olhar torto.

Bem, é óbvio que não existe uma opressão ou preconceito horrível contra quem gruda a bunda no sofá para ver filme, a ideia aqui é só refletir que ficção é relevante sim e é interessante que seja valorizada, até porque temos inúmeras mentes, vidas dedicadas a nos envolver em histórias, que por não serem reais têm a oportunidade de nos fazer pensar sobre coisas que nunca imaginamos, mas que sempre estiveram aqui.  

One thought on “A importância da ficção na sua vida”

  1. Yuri S says:

    MANO, que texto lindo! “Algumas pessoas precisam de fantasia, para sobreviver à realidade.” posso roubar essa frase? Porque ela foi feita pra mim. Eu sou assim, preciso de ficção. Que pra mim nem é tão ficção assim, são outros mundos que visito. “Porque parece que quando estamos consumindo ficção, estamos perdendo tempo.” Penso isso volta e meia, mas a conclusão que chego é que não. Nem quando eu vejo aquele filme bem bosta ou aquele episódio chatinho eu enxergo como perda de tempo. Tento absorver sempre alguma coisa, a ficção traz conhecimento e conhecimento nunca é demais.

    xoxo http://www.sextadimensao.com/

Comments are closed.