31 Podcasts diferentões que você precisa conhecer

Browse By

Semanas atrás uma amiga me pediu uma lista de podcasts diferentes dos convencionais. Uma amiga dela ia fazer um trabalho acadêmico baseado nessa mídia, e pediu alguns conselhos.

Para quem não me conhece, eu sou meio que obcecado por podcasts. Eu faço tudo o que for possível escutando eles. Então nesses… não sei, 8 anos, acho, acompanhando essa mídia, deu pra conhecer uns tipos muito bons.

A lista que eu apresento abaixo foi a que eu mandei pra ela. Eu escrevi com muita pressa, então vou fazer algumas pequenas edições (e adições) aqui e ali. A ideia é fugir dos podcasts padrões, esquema alguns amigos presencialmente, ou online, trocando ideia sobre algum tema específico. Não que você não deva ouvir esse tipo de cast, é só que o tema aqui era outro.

Mas não deixem de ouvir Nerdcast, Papricast, Minuto de Silêncio, RapaduraCast, Frango Fino, Pauta Livre News, Iradex, dentre muitos outros que valem à pena tanto quanto.

***

Outra coisa: eu to deduzindo que você já manja como ouvir podcasts, então to pondo o link do site, não do feed nem nada. Se você é novato, chega aqui rapidão:

Podcast é um programa de áudio compartilhado sob demanda. Em geral, possui lançamento regular, e uma forma boa de receber novos episódios sempre que forem lançados é assinando o feed. Existe a discussão se podcasts sem feed pode ser chamado de podcast ou não. Nesse texto, vou considerar que podcast TEM que ter feed.

E onde assiná-lo? Num agregador de podcasts! São aplicativos que em geral já vem com o seu celular, mas que você encontra vários na loja de aplicativos da sua plataforma. Também existem para desktops. Nesses agregadores, você (em geral) ou pesquisa pelo seu podcast de interesse pelo nome, ou copia o link do feed que vai estar no site do podcast (tem que estar. Se não estiver, cobre ao produtor), e assina esse programa. Depois, é só baixar os episódios que lhe interessam, e pronto! Bem vind@ ao maravilhoso mundo dos podcasts!

***

1986 – podcast de storytelling / fantasia. “A primeira temporada da série traz a jornada em primeira pessoa de um brasileiro tentando sobreviver ao inverno nuclear no final do século passado – também conhecido como ‘anos 80 e 90′”, de acordo com a descrição do próprio site.

A voz de delirium – segue a linha de Welcome to Night Vale, conta o dia a dia de uma cidade fictícia chamada Delirium, onde coisas estranhas acontecem.

Abertura TotalRafael Mordente faz monólogos sobre suas inquietações nesse podcast. Vale a pena pelo ponto de vista que ele traz sobre a (própria) vida.

Conversas no finalBolívar Escobar e Alê conversam sobre… Cara, sobre QUALQUER COISA, em 3:40min, tempo da música “In The End”, do Linkin Park.

Baseado em Fatos Surreais – Histórias surrealmente reais, enviadas por mulheres, são adaptadas e encenadas pelas apresentadoras desse programa de storytelling. Usando a descrição das mesmas, “Primeiro e único podcast brasileiro de storytelling feito por mulheres.Contamos histórias de outras mulheres em primeira pessoa, como se fossem nossas, mas sempre compartilhadas com empatia, intimidade e leveza. Onde o assunto é a VIDA e o detalhe o SURREAL”. Idealizado e apresentado por Marcela Ponce de Leon.

Beercast brasil – Podcast sobre cervejas. De todo tipo, menos as convencionais. Ótimo para expandir seus conhecimentos sobre o assunto.

Caixas de Histórias – o apresentador Paulo Carvalho e, eventualmente, um convidado, falam sobre um livro novo a cada programa. É comum também que possuam narrações de pequenos trechos do livro abordado.

Fronteiras Invisíveis do FutebolFilipe Figueiredo e Matias Pinto usam o futebol como plano de fundo para explicar história e geopolítica, nacional e internacional.

Contador de Histórias – Cada episódio é um conto narrado, com excelente produção e edição de som. Também possui episódios descrevendo a produção de cada conto. Ótimo para quem gosta de narrativas, e quem gosta de produção e edição de áudio. Escrito e produzido por Danilo Vieira Battistini.

DanyCast – Podcast musical da Daniela Monteiro. Cada programa tem um tema, e músicas relacionadas. Praticamente um programa de radio, ou uma playlist elaborada.

Escriba Café – Neste cast, Christian Gurtner nos narra uma história, que são tão incríveis que muitas vezes é difícil acreditar que são reais. A produção é caprichada, te imergindo no storytelling completamente.

Feito por Elas – Sobre cinema feito por, e para, e apresentado por mulheres. A ideia é justamente apresentar (e desmistificar) o universo de cineastas mulheres que são bem desconhecidas. Apresentado por Angélica Hellish e Isabel Wittmann

Fronteiras da Ciência – programa da rádio da UFRGS, conta com professores universitários para explicar e desmistificar conceitos científicos.

Gugacast – Varia entre episódios com convidados que contam histórias singulares, ou leituras de cartinhas, onde os ouvintes mandam seus próprios causos ou pedem ajuda. Risadas garantidas. O nome do programa, claro, vem do apresentador Guga Mafra. O programa também é apresentado pelo seu irmão, Rafael Mafra,  e editado (e muitas vezes comentado por) Caio Corraini.

Inglês Todos os Diasdrops de conhecimento sobre a língua inglesa. Episódios bem curtos e diretos, porém divertidos e explicativos

Mamilos – debates de ideias ou, como Ju e Cris dizem, “construir pontes”. Trazem temas polêmicos uma vez por mês, para serem destrinchados, ou pegam notícias da semana para debater. Sempre é minha recomendação preferida.

Naruhodo – Programas curtinhos para desmistificar o senso comum e fazer divulgação científica. Todo episódio, Altay de Souza e Ken Fujioka recebem uma pergunta, e tentam respondê-la do ponto de vista científico.

Nexo podcast – Podcast do Jornal Nexo. É como se cada episódio fosse uma matéria do site.

Não Obstante – Podcast sobre filosofia, com Marcos Beccari e Daniel Portugal. É ótimo pra quem quer conhecer temas filosóficos, mas se você já não tem certa familiaridade, se prepare para reouvir os episódios muitas vezes.

Plantão Inútil – podcast de humor, comentando notícias recentes da maneira mais maluca possível. No princípio era um cast diário, eu não sei como tá a regularidade atual.

Número Imaginário – cast de divulgação de conceitos matemáticos, físicos, estatísticos e computacionais. Tenta descomplicar conceitos aparentemente impossíveis a primeira vista. A partir de certo episódio, começaram a lançar pequenas apresentações visuais junto com os podcasts (nem sempre usar só o áudio é forte o bastante para algumas demonstrações).

Projeto Humanos – A cada temporada, se propõe a explorar uma história real, sobre pessoas reais. A primeira foi sobre o holocausto, e sobreviventes de campos de concentração. A segunda, sobre a crise na Síria, e os muitos lados dessa questão. Apresentando pelo Ivan Mizanzuk, do Anticast.

Quem somos nós – programa de rádio onde a cada edição, Celso Loducca e um convidado representando as mais diversas áreas de conhecimento tentam responder a pergunta primordial, quem somos nós.

Revolushow – Podcast de Esquerda (sem perder a ternura jamais). Eu vou copiar a descrição do site deles, porque achei massa:
“Irreverência, socialismo e tudo que há de bom na esquerda.
Estes foram os ingredientes escolhidos para criar um podcast esquerdaralho.
Mas o professor Karl Marx, acidentalmente, acrescentou um ingrediente extra na mistura: O elemento que quer destruir a exploração do homem pelo homem!
E assim nasceram os podcasters do Revolushow, usando seus ultra-super poderes, Zamiliano, João Carvalho, Larissa Coutinho e Poderoso Porco, têm dedicado suas vidas combatendo a falta de bom senso, e as forças do Capital!”

Salvo Melhor Juízo – podcast sobre Direito, produzido e apresentado por acadêmicos da área. Porém, não é indicado apenas para estudantes do assunto, pelo contrário, é um ótimo programa para quem quer conhecer e se informar de conceitos jurídicos.

Se eu fosse você – cada episódio, Braian Rizzo e companheiros de bancada tentam solucionar um problema de algum ouvinte, desde conflitos amorosos a dúvidas acerca de qual carreira seguir. se os conselhos podem ser duvidosos, pelo menos os programas costumam ser muito divertidos.

Segurança Legal – podcast sobre segurança na informação. Tenta mostrar aspectos tanto técnicos quanto jurídicos das violações, invasões, e descuidos em relação a segurança de dados. Excelente para profissionais e leigos.

Tricô de Pais – Podcast sobre paternidade ativa, ou seja, de (e sobre) pais que não deixam tudo para a mãe e os avós resolverem, assumem a bronca e criam, junto com suas parceiras, os seus filhos. O cast debate desde com alimentar os pequenos até sobre como lidar quando começam a falar palavrões. Ótimo tanto para pais, quanto para mães, e para quem pretende ter filhos. Na real, até para quem não pretende, pois ajuda a entender os problemas passados por pais/mães por aí.

Welcome to Nightvale – possível inspiração d’A Voz de Delirium, conta a história de Cecil, radialista da cidade de NightVale, onde coisas lovecraftianas acontecem com frequência. por exemplo, o parque canino que vira um portal dimensional, ou o homem da jaqueta de bronze, ou a velha que mora no seu armário.

Xadrez Verbal – Do mesmo time do Fronteiras Invisíveis do Futebol (ou seria melhor dizer que eles são desse time?), é um semanário sobre política internacional. Não, não vão falar de política nacional, nada de PT x PSDB. A não ser que o assunto envolva nossas relações externas. Muito bom para se informar sobre o mundo.